sábado, março 18, 2006

Exposição de aniversário - José Yalenti

o século 20, seguindo as diversas mudanças que ocorreram no campo da cultura, a fotografia alinhou-se a essas mudanças.
Tratava-se principalmente da renovação da estética pictorialista, colocando na fotografia um novo projeto, contemporâneo , ligado a arte modernista. A fotografia queria libertar-se dos condicionamentos impostos pelo equipamento fotográfico.
A fotografia deixaria , a partir dos experimentalismos, a forma clássica de composição da imagem. Predominam luzes e sombras , cujo valor reside na beleza harmoniosa da composição.
A busca de uma visão pessoal, intuitiva, mesmo dentro de um ambiente ainda conservador, a atuação desses pioneiros materializou-se em pequenas mudanças que resultariam em uma nova experiência modernista.
Mestre em contraluz , José Yalenti incorpora a geometrização dos motivos, iniciando uma tendencia que se tornaria referencia no Foto Cine Clube Bandeirante , a fotografia arquitetonica.
A intenção de explorar as potencialidades da luz , levou-o ao abondono dos preceitos clássicos de iluminacão . No contraluz ocorre a quebra da unidade da cena, deixando evidente a interferencia do fotógrafo em sua execução.
José Yalenti , membro fundador do Foto Cine Clube Bandeirante junto a outros 32 pioneiros do Fotoclubismo Paulista, foi membro ativo do fotoclube por 28 anos, sendo membro do Conselho Deliberativo do clube desde sua fundação, e um grande artista fotografico, portador dos títulos honorificos da FIAP (excelence FIAP) .
No Bandeirante , ensinou , divulgou, orientou novos autores e estava sempre presente onde fosse solicitado.
Yalenti faleceu em 04 de maio de 1967, deixando como todo grande artista , um vasto trabalho fotográfico e inúmeros amigos dentro e fora do Bandeirante, além de ser um dos grandes autores e divulgadores do Fotoclubismo Mundial.
"A partir de José Yalenti iniciou-se uma ruptura na fotografia bandeirante. O contraluz e a geometrização abriram um campo ilimitado de possibilidades. O que parecia uma simples experiencia formal resultou em uma intensa atividade questiondora, levada a cabo por inúmeros fotógrafos. " Do Livro "A Fotografia Moderna no Brasil "de Helouise Costa e Renato Rodrigues.
(Texto composto com ajuda do livro "A fotografia Moderna no Brasil "de Helouise Costa e Renato Rodrigues e do Boletim Foto Cine nº 157 de Abril/Junho de 1967)

José Luiz Pedro - FCCB

Nenhum comentário: