quarta-feira, maio 29, 2013

Bandeirante - 70 anos de história na fotografia



Desde o lançamento de "A Fotografia Moderna no Brasil" não havia um livro contanto a história do principal  clube do fotoclubismo brasileiro, o Foto Cine Clube Bandeirante.

O livro "Bandeirante - 70 anos de história na fotografia" faz um relato cronológico dos acontecimentos dentro do mais tradicional clube de fotografia do país, pela visão de um aficionado pelo Bandeirante, o ex-presidente e atual Diretor de Intercâmbio , Raul Feitosa.

Raul mostra a trajetória do Bandeirante desde sua fundação em 1939, o início difícil, o alvorecer na presidente de Eduardo Salvatore, a compra da sede social (marco no fotoclubismo como um dos poucos clubes no mundo a ter sede própria já em 1949) ,a participação do clube na Bienal de Arte Moderna entre outros assuntos.

Especial atenção as exposições fotográficas de 1951 -1955, principal período retratado pelos historiadores em fotografia no país, que aqui é muito bem relatado, através de atas, informativos, entre outros documentos  pesquisados pelo autor, estando entre os principais acontecimentos da época  a criação da Confederação Brasileira de Fotografia.

A partir da década de 1960, os desafios e declínio da Escola Paulista, um Bandeirante sem Salvatore no final dos 1980, o quase fim , e o reinício a partir do final da década de 1990.

Uma obra que entra automaticamente para a história da fotografia e do fotoclubismo brasileiro, relatando fielmente (através de atas e informativos do clube da época) toda a trajetória que se confunde com a da fotografia moderna.

No Bandeirante, os informativos são uma fonte de enorme pesquisa durante seus mais de 70 anos (em 2014 fará 75 anos), que são a principal fonte de muitas teses de mestrado e doutorado.

O lançamento será dia 10 de junho de 2013 na Fnac da Av. Paulista a partir das 20 horas.

Para adquirir o livro, no site da Editora Photos http://www.lojaphotos.com.br/produto/4165379/Bandeirante

Jose Luiz Pedro
Presidente Foto Cine Clube Bandeirante
Diretor de Fotografia - Confoto
Liaison Officer - FIAP